Descaso na coleta de lixo pela Prefeitura de São Gotardo gera reclamações em Guarda dos Ferreiros

Por Aécio Gonçalves 11/12/2023 - 07:17 hs

No clima festivo de dezembro, o que deveria ser motivo de celebração em Guarda dos Ferreiros está causando transtornos e descontentamento entre os moradores, especialmente na parte pertencente a São Gotardo. As "moscas e ratos" tornaram-se protagonistas indesejados nas ruas devido à deficiência na coleta de lixo, evidenciando a ineficácia da administração municipal.

O serviço precário de limpeza urbana tem gerado uma série de queixas. Esta não é uma situação isolada, mas sim um problema recorrente que a gestão atual a Prefeita Denise Abadia e seu vice Paulo Eugênio, parece incapaz de resolver.

As falhas na coleta de lixo vêm acumulando erros, e os moradores, que são os principais afetados, têm expressado seu descontentamento. Contatamos repetidamente o responsável pelo setor de coleta, recebendo respostas sobre imprevistos e promessas de normalização do serviço. No entanto, a realidade contradiz essas promessas, pois muitas ruas continuam sem atendimento nos dias corretos.

Chama a atenção a falta de comunicação por parte da administração municipal. Nenhum comunicado sobre possíveis mudanças ou problemas que possam interferir na coleta é emitido, mesmo quando diversos meios de comunicação têm contratos que poderiam ser utilizados para informar a população.

O mau cheiro e o risco de doenças tornaram-se companheiros indesejados para os moradores. Mesmo ao acionar os vereadores em busca de auxílio, alguns moradores relatam não receberem respostas dos representantes do povo, agravando ainda mais a sensação de abandono. Vale ressaltar que a administração exigiu lixeiras nas residências.

A proximidade das eleições municipais em 2024 levanta a esperança de que Guarda dos Ferreiros possa se tornar mais limpa e bonita, mas a incerteza persiste. A população, por sua vez, é convocada a cumprir sua parte, colocando o lixo nos dias e horários corretos, enquanto aguarda a devida responsabilidade por parte da Prefeitura em manter a cidade limpa. A coleta na parte pertencente a São Gotardo deve acontecer toda terça, quinta e sábado à partir das 06 horas da manhã.